Em certo momento da nossa breve história como país, a função social de um ex-BBB foi a PRESENÇA VIP.
Seja na inauguração de uma balada em Nova Iguaçu ou no aniversário da sua prima mais filha-única, a participação de um ex-BBB dava o que falar. No caso, o “falar” sendo geral comentando que a pessoa era meio feia, meio troncha, meio sem-graça. Esse era o serviço prestado: a emoção em descobrir que a pessoa que aparece na TV é tão mediana quanto você.
Por volta de 2010 é que a coisa muda de figura. Jean Wyllys, cinco anos depois da sua participação no BBB5, é eleito deputado federal. Sabrina Sato larga a DÉCADA que passou detida como assistente de palco do Emílio Surita e assume o Programa da Sabrina, na Record. Grazi Massafera é descoberta como atriz em seu décimo oitavo papel. Depois de anos lutando por relevância, os ex-BBBs foram libertados do porão das subcelebridades e recebidos pelo público como heróis.
Com a ascensão social da categoria, o prestígio antes reservado aos finalistas do BBB se estende aos demais participantes. A expectativa agora é que uma boa parte do elenco vire alguma coisa. Faça alguma coisa da vida. Surfando a pandemia, o BBB20 revela uma casa inteira de estrelas: dos vinte participantes, QUINZE estouraram. (Dezesseis se você contar o impacto cultural do Victor Hugo.)
A coisa toda chega num clímax com o BBB21 e aí desaba. É uma exaustão de recursos: entre a Netflix produzindo meia dúzia de reality por mês e a MTV inflacionando o mercado de casas de veraneio em Búzios, parece que não existe mais anônimo no Brasil pra participar de tanto programa. Quem tem o que é preciso pra virar famoso já virou, por conta própria. Um celular e um sonho já é o suficiente.
A edição 23 marcou um retorno melancólico do ex-BBB à sua condição social nos anos 2000: a de otário. Alguém pra se apontar e rir ao ser visto enchendo o prato num self-service da Tijuca. Os atores não pegaram papel, os influencers só interagiram um com o outro. Quem entrou pra revitalizar a carreira saiu escorraçado — até quem mostrou potencial caiu no esquecimento. Rodou uma notícia aí que o Alface, a Sarah Aline e a Amandinha Campeã fizeram curso de apresentação na Globo… não deu em nada. O ano passou, os projetos que “vêm aí” não vieram e já estamos no BBB24.
Então eu pergunto, porque eu realmente não sei a resposta: por onde andam as estrelas do BBB23?
A campeã Amandinha e sua cara-metade continuam sendo assediados pelo fanatismo Docshoes, pra quem o romance dos dois foi como ter vontade de espirrar sem conseguir dar o espirro. Amanda usou seu pós-BBB pra inaugurar um quadro no instagram (!) conversando sobre saúde, com o inventivo nome Papo Saúde. (Quem sou eu pra reclamar!)
Key Alves virou coelhinha da Playboy em dezembro, e postou essa foto aí no instagram seguida de um curioso depoimento: “Quando era mais nova, trabalhar com a Playboy parecia um objetivo muito distante. Mas sempre foi o meu sonho, então me esforcei muito e fiz acontecer.” Como se ela tivesse passando no ENEM.
Falando na Key, o ex-apaixonado Gustavo Caubói tirou o início do ano pra visitar Los Angeles. E o que ele fez em Los Angeles? Claro: visitar o primeiro McDonalds.
Vale dizer que o lugar não é mais um McDonalds, e nem do McDonalds. O próprio Caubói se refere várias vezes ao estabelecimento como um “Museu” sem perceber que na verdade é uma loja não oficial de souvenir. Não vou postar o vídeo inteiro porque é uma meia hora de stories, mas basicamente ele tirou tempo da viagem dele pra filmar quinquilharia.
Já o Cezar Black saiu do BBB pra Fazenda, onde ele não parece ter se divertido muito.
Bacana do Cezar recusar o convite pra Fazenda depois de já ter participado. Uma abordagem diferente é a do Fred Nicácio, que quando perguntado se surgiu algum convite pra Fazenda respondeu que “Não surgiu. Eu preferi gastar a minha energia comigo mesmo”. É, não me convidaram…. e depois de não me convidarem eu preferi não ir!
Pelo menos ele tirou uma graninha no pós: abriu uma empresa de biojóias com a Domitila. Outras pessoas não tiveram tanta sorte. Gabriel Santana disse que ficou mais famoso com Chiquititas do que com o Big Brother. E a Sarah Aline, 253 dias após o fim do BBB, anunciou estar preparando o lançamento de um curso de oratória. A qualquer momento!
Falando em Domitila, eu segui essa doida no instagram o ano inteiro pra ver no que ia dar e digo com propriedade que não deu em absolutamente nada. O feed dela é uma mistura louca de premiações ambientais desconhecidas com throwback de praia na Tailândia. Hoje ela postou um carrossel de fotos com todas as pessoas mais famosas que ela conheceu esse ano, incluindo a mãe do Elon Musk, a presidente da Comissão Europeia e o Zeca Pagodinho.
Cristian Vanelli, cujo carisma se resume em não vir nenhum rosto à sua cabeça quando você lê esse nome, também deu uma entrevista fascinante esses dias sobre o pós-BBB. É o primeiro ser humano a falar com a cadência exata de uma inteligência artificial.
Tina Calamba parece ter engatado uma carreira razoável como modelo de instagram, incluindo posar pra uma revista que não existe de verdade.
Já o seu parceiro de confinamento MC Guimê perdeu a esposa, a casa, o resto da carreira que mal tinha e agora só aparece em manchete assim:
Aline Wirley adotou duas crianças com o marido e parece viver uma vida extremamente normal. Ontem ela passou o dia limpando a casa e filmando os gatos, o que rendeu essa enquete fofa:
Bruna Griphao teve um breve caso com o Mosca, foi internada com intoxicação alimentar por um sushi e fez essa propaganda pro novo Fuga das Galinhas. É de tirar o chapéu a gata ter conseguido capitalizar em cima do único momento positivo dela em três meses.
Bruno Gaga, que eu esperava ter se resignado ao mesmo destino constrangedor de Vyni e Victor Hugo, tem um feed CHEIO de sorrisos e cliques, incluindo esse aí com uma boneca de cera da Anitta que é de fato a própria Anitta.
Ele inclusive foi visitado em Maceió pela Paulinha (ou visitou a Paulinha. Eu não sei da vida dessas pessoas) e gravou esse vídeo dela, com flash, às cinco da manhã:
Cabe lembrar que a música entra na edição do vídeo, e que no momento da gravação era só a mão dele e o flash.
Os outros participantes simplesmente não fizeram nada. Fred, também conhecido como Bruno Carneiro, agora é Fred Bruno. Marvvila teve um bololô com o empresário da Ludmilla e terminou o noivado. Larissa tá namorando um padrão daqueles que você não consegue nem guardar o rosto na memória, de tão retocado. E a última publi do Alface, em outubro, foi pro Coristina D.
E é isso. Que retrospectiva deprimente…. que tristeza acompanhar essas vidas. Mas tudo bem — ânimo, galera! Tudo vai melhorar depois do BBB24!
Feliz ano novo a você que assina o Respondendo. Eu te amo.
Muito bom começar o ano vendo que tem gente pior que eu. Obrigada Laurinha
o primeiro respondendo do ano me fez rir tanto que até li um parágrafo pra minha colega de trabalho que achou muito cruel. (ela riu tbm). feliz ano novo laurinha.